Ser a distribuidora de energia do maior e mais preservado estado do Brasil com uma área maior que a região Sul e Sudeste juntas e mais de 1 milhão e 500 mil quilômetros quadrados. Esta é a missão, desafio e responsabilidade da Amazonas Energia.
Com investimento superior a R$ 800 milhões em 2019, este ano a Amazonas Energia busca a modernização, expansão e melhoria da qualidade de seus serviços.
Alguns projetos estão em andamento, como o investimento em linhas de transmissão e em novas soluções como a do cabo aéreo sob a ponte que atravessa o Rio Negro.
Investimentos na ampliação e construção de novas subestações e em ações que levam qualidade de vida e segurança. A cidadania para as famílias é uma das prioridades da Amazonas Energia.
Amazonas Energia encontra irregularidades
Um intenso e efetivo combate às fraudes e perdas de energia reposicionou a empresa. Assim ela consegue mais agilidade para coibir as irregularidades garantindo a qualidade da energia seus clientes.
Em um ano a Amazonas Energia já fiscalizou 99.679 unidades consumidoras das mais diversas classes residenciais, industriais e comerciais. Foi constatada 50.454 irregularidades nas medições, ou seja, 51% do total de clientes visitados.
Com estas ações produziram uma recuperação de energia na ordem de 190 gigawatts-hora. O valor equivalente ao fornecimento de um ano de energia consumida somada nas cidades do porte de Itacoatiara, em Manacapuru.
As ações de universalização do acesso e uso da energia atravessam rios e florestas enfrentam temporais e vencem qualquer distância para levar luz conforto e dignidade às comunidades mais distantes.
A empresa de distribuição chega em 2020 com 87 novas termelétricas, 65 usinas já estão prontas (29 em operação comercial e 36 em testes).
Assim como todo o sistema de distribuição de energia brasileiro, a Amazonas Energia é uma concessão pública e tem regulação da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).