Como funciona o Armazenamento de Energia

0
153
armazenamento de energia

Você sabe o que é e como funciona o conceito de armazenamento de energia? Pilhas e baterias comuns armazenam a energia que foi produzida para ser usada quando necessário.

O Energie Storch, sigla em inglês, para armazenamento pode ser feito com baterias volantes de inércia e hidrelétricas reversíveis entre outras formas.

O uso de baterias também chamado de armazenamento eletroquímico é uma entre as diversas tecnologias disponíveis no mercado e o que representa maior flexibilidade, principalmente, junto a fontes de energia intermitentes.

energia renovavel armazenamento
Energia Solar pode ser utilizada para armazenamento

Funciona assim, o conjunto de baterias é organizado em uma matriz e estoque a energia gerada para ser usada sob demanda. Esse sistema pode ser utilizado na geração transmissão e distribuição de energia para grandes geradores de energia.

Por exemplo, as baterias são uma forma de armazenar energia produzida durante a baixa demanda para que seja liberada no horário de maior consumo. Já para distribuidoras isso evita que sejam feitos grandes investimentos de ampliação de rede só para suprir o pico da demanda.

Já para os clientes, a grande vantagem é a possibilidade de armazenar energia produzida em um momento de preços mais baixos para poder descarregar quando os preços estiverem altos. Um banco de baterias representa confiabilidade da energia entregue sem falhas ou interrupções e uma forma de contingência para o momento de blecaute.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here