Programa de Bioinsumos é lançado pelo Ministério da Agricultura

Intenção é apoiar a agricultura com inovação, tecnolpogia e base científica

0
294
programa bioinsumos bioeconomia

Foi lançado em Brasília, o Programa Nacional de Bioinsumos. A iniciativa visa alavancar a bioeconomia no país e é balizado no contexto de riqueza natural do país.

O Brasil é um dos protagonistas mundiais do agronegócio com a produção de alimentos que chegam à mesa dos brasileiros e de consumidores de mais de 160 países.

O país é também o que possui maior biodiversidade do planeta, com um enorme banco de ativos biológicos ainda desconhecidos. Sem dúvida, é desafiador a convivência entre estes dois ambientes (economia e natureza).

E foi pensando neste cenário que o governo federal, por meio do Ministério da Agricultura, criou o Programa Nacional de Bioinsumos.

Bioinsumos? Ministra da Agricultura comenta

tereza cristina ministra agricultura
Tereza Cristina, ministra da Agricultura, comentou as características do Programa Bioinsumos

O Brasil promove um novo projeto de desenvolvimento para agricultura mundial e estimula a ciência, a tecnologia e a inovação no campo. Com infinitas opções, o programa se insere na Bioeconomia. 

“Hoje, atendemos o pequeno, médio e o grande produtor rural. E, por isso, ficou mais fácil lançarmos essa política de bioinsumos”, explica a ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Enquadram-se neste contexto, microrganismos, fertilizantes, produtos para nutrição vegetal e animal, produção agrícola, extratos vegetais, inimigos naturais de pragas, produtos veterinários, defensivos biológicos e muitos outros arquivos biológicos.

Segundo a ministra, a regulamentação busca estimular a produção de bioinsumos dentro da propriedade. Serão ofertados variedade de soluções biológicas que fortalecem a bioeconomia e a agropecuária brasileira.

“A ciência, a indústria nacional. o consumidor e o meio ambiente serão beneficiados com o Programa Nacional de Bioinsumos. Neste cenário, o Brasil se posiciona com destaque no segmento de inovação, com soluções biológicas para o campo”, pontuou Tereza Cristina.

Mais novidades

E o Ministério da Agricultura ainda vai apresentar mais novidades nos próximos dias. A previsão é que no mês de junho seja lançado o Plano Safra 2020/2021. As ações do Programa de Bioinsumos serão contemplados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here