Biodiesel de Soja: conheça as 8 etapas de produção

Conheça caminho de produção e o potencial do combustível criado a partir de fonte renovável

0
295
Biodiesel no Brasil

Você sabia que o Brasil é o segundo maior produtor de biodiesel no mundo, segundo a Associação Brasileira das Indústrias de Óleos Vegetais (Abiove). Esse quadro é “puxado” pela nível de produção de soja no Brasil. Vamos conhecer todo o processo, desde a aquisição de matéria-prima até a comercialização.

No programa Caminhos do Biodiesel, produzido pela Emprapa Agroenergia, o caminho de produção e o potencial deste tipo de energia foi apresentado. Conheça o percurso do combustível feito com fonte renovável, desde a obtenção de matérias-primas até a chegada no consumidor final. 

Biodiesel e a produção de energia renovável com a soja

O biodiesel é um combustível que vem de fontes renováveis tanto animais como vegetais. Para produzi-lo podem ser utilizadas diferentes matérias-primas como o óleo de soja, sebo bovino, óleo de girassol, macaúba, canola ou algodão. Até o óleo de fritura pode ser utilizado.

Vamos percorrer os caminhos do biodiesel tendo por base a matéria-prima mais usada no Brasil, a soja. Veja o passo-a-passo do Biodiesel de Soja:

  1. A soja colhida nos campos vai para usina onde é feito o processamento dos grãos e, assim, extrair o óleo e o farelo (destinado à alimentação animal).
  2. O óleo extraído segue para o pré-tratamento. 
  3. Na etapa seguinte óleo, álcool e catalisador são aquecidos a temperatura de reação e seguem para o reator onde são mantidos sob agitação e aquecimento.Processo de producao biodiesel
  4. Completada a reação, a mistura vai para o tanque de decantação onde é realizada a separação do biodiesel da glicerina que, por sua vez, vai para tratamento e poderá ser usada em produtos de cosméticos, higiene e limpeza.decantacao biodiesel
  5. O álcool utilizado em excesso é recuperado e o biodiesel segue para a etapa de purificação.
  6. Logo após de ser produzido e passar pelo controle de qualidade para atender às normas da Agência Nacional de Petróleo (ANP), o biodiesel sai da usina.
  7. Vai para a distribuidora onde fica estocado em tanques.
  8. O processo de mistura com diesel ocorre dentro do caminhão de transporte que irá abastecer os postos de combustíveis.

A partir daí seu veículo de motor a diesel pode ser abastecido com o biodiesel.

Bioenergia ganha mercado: a natureza agradece

Biodiesel de soja

Neste ano, 2020, foi aprovada adição mínima de 12% de biodiesel no diesel. A mistura ficou conhecida como B12 e a previsão é que a partir de 2023 a proporção aumente para 15% (B15).

O aumento do biodiesel no mercado traz ganhos ambientais ao planeta, por ser uma fonte renovável de energia. Seu uso contribui para a redução da emissão de gases de efeito estufa diminuindo os problemas respiratórios e gerando menos impacto ao meio ambiente.

No caso do biodiesel, o gás carbônico liberado na combustão é absorvido pelas plantas o que não ocorre com os combustíveis fósseis derivados de petróleo e que leva milhões de anos para se formar.

Por fim, o biodiesel pode alavancar a economia de muitas regiões, gerar emprego e renda no campo, ajudar a diminuir a importação de combustíveis fósseis e preservar o meio ambiente.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here