A energia eólica é a fonte com maior potencial de crescimento do país de acordo com o Ministério de Minas e Energia. No Brasil, temos uma das melhores condições de aproveitamento dos ventos do mundo.
Assim, para as empresas, a energia eólica é uma oportunidade de diminuir a dependência da rede elétrica comum e ainda conseguir um bom desconto na conta de luz no final do mês.
Além de ser um ótimo negócio o vento é sustentável, substitui outras fontes energéticas que emitem gases de efeito estufa.
Para utilizar a energia eólica é necessário verificar se a região onde você está instalado apresenta condições favoráveis de vento. Para obter mais informações acesse o site da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL).
Atualmente existem duas soluções principais para empresas de pequeno porte:
- Os chamados aerogeradores como eixo horizontal são mais eficientes e mais comuns no mercado.
- No entanto, aparelhos com eixo vertical são menos barulhentos e ocupam menos espaço.
Faça um estudo do terreno ao redor da sua empresa verifique se há obstáculos que podem atrapalhar a passagem do vento e comprometer a geração de energia.
Vale lembrar que a velocidade do ar aumenta com a altura, por isso prefira instalar o gerador no topo de edificações. Para garantir um bom aproveitamento do potencial eólico é necessário que o micro gerador seja instalado num ponto 10 metros mais alto que os obstáculos dentro de um raio de 150 metros.