Energias Renováveis, futuro ou presente? Conheça dez opções !

Você sabe quais as principais fontes de energias renováveis do Planeta? Neste artigo apresentamos dez fontes alternativas de energia renovável que devem, cada vez mais, ganhar espaço na Matriz Energética Mundial. 

  • Energias Renováveis: Energia Nuclear

A temida e perigosa energia nuclear inicia nossa lista. A produção deste tipo de energia inicia na divisão do átomo em um processo chamado fissão nuclear.

A energia nuclear se tornou uma das principais fontes de eletricidade em todo o mundo. Um grande número de países agora têm vários reatores nucleares em operação. Outros países também estudam iniciar seu programa nuclear futuramente.

Incidentes como o de Chernobyl, no entanto, levantam preocupações de segurança em relação às usinas nucleares.

  • Gás natural comprimido

A segunda opção de energia renovável é o gás natural comprimido que é bem complexo. A maioria do gás natural é combustível fóssil e é, portanto, uma fonte de energia não renovável.

Este gás natural, no entanto, pode ser comprimido e armazenado em alta pressão para formar o gás natural comprimido. Ele é formado essencialmente de biogás e, portanto, podem ser derivados de aterros. O gás natural é formado por resíduos de produção de metano  e também poderia vir do setor animal e operações de gado ou de tratamento de águas residuais.

Um grande número de países agora usa gás natural comprimido para seus veículos

  • Biomassa

    Energias Renováveis - Biomassa
    Diversos materiais orgânicos podem ser utilizados na produção de Biomassa

A terceira opção fica a Energia Biomassa que é bem interessante. A biomassa é obtida da matéria orgânica, de plantas que, por sua vez,  armazena a energia do sol através da fotossíntese.

Os animais e seus resíduos podem também ser usados. Neste caso, é obtido através da combustão ou por converter em biocombustível.

Assim, a  biomassa é amplamente usada atualmente por causa de sua natureza sustentável

  • Energia Geotérmica

A Energia Geotérmica gerada pelo calor interno do nosso planeta. Este calor do núcleo da terra produz energia para girar as turbinas e produzir eletricidade.

O conteúdo de calor no interior do planeta é muito alto, capaz de derreter algumas rochas.

  • Energia Radiante

Energia Radiante, quinta na nossa lista, é gerada pela radiação eletromagnética. As fontes de energia radiante podem incluir raios-x e raios gama.  A Tesla desenvolveu um sistema para capturar a energia radiante usando antena e condensador.

  • Hidroeletricidade

hidroeletricidade
As usinas hidroelétricas é uma das principais fontes de eletricidade do Brasil

Já a Hidroeletricidade, que praticamente não causa poluição, é fornecida pelas usinas hidrelétricas. A energia é produzida pelo fluxo da água.

  • Este método de geração de energia  é amplamente usado do mundo, principalmente no Brasil. Um exemplo claro é a Usina Hidrelétrica de Itaipu.
  • Além disso, a energia elétrica é também livre de gases de efeito estufa e é uma boa alternativa para combustíveis fósseis. Vale ressaltar que a água utilizada pelas hidrelétricas é devolvida novamente aos rios e mares.

 

  • Energia eólica

energia eólica
O baixo custo da energia eólica deve ser destacado

Nossa sétima opção de energia renovável é a energia eólica.  O vento é uma fonte de energia muito eficiente e consistente.

A energia eólica é obtida através das turbinas eólicas que captam energia do fluxo de ar. Esta é uma fonte alternativa de energia e uma boa opção, pois é renovável e de baixo custo. Além disso, não produz gases de efeito estufa.

Atualmente, vários países estão descobrindo o potencial de energia eólica. As saídas de produção de parques eólicos tem aumentado rapidamente. Certamente, entre as opções de energias renováveis, é uma das mais baratas.

  • Energia Solar

energia solar
Energia solar é bastante utilizada em residências

A energia solar é derivada da captura da luz solar em painéis solares e a posterior conversão em eletricidade.

A energia solar pode ser armazenada ou transmitida para uso imediato. Como resultado do avanço tecnológico, o custo operacional de uma usina de energia solar tem caído e assim vem atraindo investimento em vários países. Assim, têm surgido várias alternativas para diminuir os custos de inserção da energia solar em residências, na indústria e comércio.

  • Energia das ondas

A energia das ondas é obtida pela determinação de geradores de energia na superfície do oceano. O vento na superfície do oceano geram as ondas que, por sua vez,  capturam esta energia com a utilização de geradores.

A velocidade da onda, a densidade da água e a tecnologia de energia das ondas são fatores primordiais para verificar a quantidade de energia obtida.

  • Energia das Marés

Finalmente, para fechar a lista das energias renováveis, a energia elétrica gerada pelas marés (obtida através das marés oceânicas e é convertido em energia é alcançada por meio da instalação de turbinas).

Apesar da boa mecânica este tipo de energia sofre com os seus custos elevados. Uma das mais bem sucedidas estações de energia das marés está situada na França.

E aí, o que você achou da nossa lista? Em qual alternativa de energia renovável você aposta para o futuro? Nos envie seus comentários.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *