O que é energia solar?

0
188
energia solar

O que é energia solar? A energia solar é a energia eletromagnética cuja fonte é o sol. Ela é renovável e pode ser transformada em energia térmica ou energia elétrica e aplicada para diversos usos. Confira!

As duas  principais formas de aproveitamento da energia solar são a geração de energia elétrica e o aquecimento solar de água.

Energia solar em dois sistemas: Heliotérmico e Fotovoltaico

Na geração de energia elétrica existem dois sistemas o héliotérmico e o fotovoltaico. A energia heliotérmica é também chamada de energia solar concentrada, o chamado CSP, sigla em inglês que significa que o processo está baseado na reflexão dos raios solares utilizando um conjunto de espelhos.

Ao acompanhar a posição do sol ao longo do dia os espelhos refletem os raios para um receptor de calor, em seguida a energia térmica é transferida para um líquido e se mantém em alta temperatura para transformar água em vapor. A partir daí, são realizados os mesmos processos de uma usina convencional. O vapor gerado movimenta uma turbina e aciona o gerador produzindo assim energia elétrica.

Uma vantagem é a possibilidade de armazenar energia em forma de calor e reservatórios específicos, sendo possível gerar energia elétrica mesmo em dias nublados ou durante a noite.

Existem quatro tecnologias heliotérmicas:

  1. Fresnal  Fresnal
  2. Calha Parabólica Calha Parabólica
  3. Disco Parabólico Disco Parabólico
  4. Torre Solar Torre Solar

Grande incidência solar portanto precisa haver um estudo prévio e detalhado antes da instalação em uma região elas também demandam grandes áreas o que aumenta o impacto da obra principalmente sobre a vegetação, no entanto, os locais escolhidos costumam ser áreas áridas para evitar a utilização de terra fértil ou grandes danos a ecossistemas.

Alguns pássaros podem ser prejudicados pela tecnologia de torre central mas há desenvolvimento de sistemas para a emissão de alertas de modo a evitar acidentes.

Pilotos de aviões com trajetórias mais próximas à superfície também precisam ficar atentos a luminosidade da torre. Já a central vôos comerciais não são afetados por esse tipo de usina.

Energia Fotovoltaica

energia solar

A energia fotovoltaica é aquela na qual a radiação solar é transformada diretamente em energia ética sem passar pela fase de energia térmica. As células fotovoltaicas são feitas a partir de materiais semicondutores normalmente os início quando a célula é exposta à luz parte dos elétrons do material iluminado absorve fótons que são partículas de energia presentes na luz solar.

Os elétrons livres são transportados até serem puxados por um campo elétrico, que é formado na área de junção dos materiais por uma diferença de potencial elétrico existente entre os semicondutores. Os elétrons livres são levados para fora da célula solar e ficam disponíveis para serem usados na forma de energia elétrica.

Ao contrário do sistema heliotérmico, o fotovoltaico não requer alta radiação solar para funcionar, no entanto, é mais intermitente, pois a energia gerada depende da densidade das nuvens que, por sua vez, podem bloquear raios solares.

É a possibilidade de armazenamento restrita às células fotovoltaicas ainda tem muito a evoluir para se tornarem mais eficientes além de usinas fotovoltaicas.

,O sistema pode ser instalado em residências,  inclusive com a possibilidade de ser ligado à rede. Isso pode baratear o preço da conta de energia elétrica ou até conceder créditos para o microgerador.

Outra forma de aproveitamento de radiação solar é o aquecimento térmico. Ele pode ser feito por meio de um processo de reflexão da luz solar por coletores que são normalmente instalados nos telhados das edificações e residências.

Benefícios da energia solar

A energia solar é renovável, inesgotável e diferentemente dos combustíveis fósseis o processo estrito de geração de energia elétrica a partir da energia solar não emite dióxido de enxofre, óxidos de nitrogênio e dióxido de carbono.

Todos os gases poluentes com efeitos nocivos à saúde humana e que contribuem para o aquecimento global heliotérmicas por exemplo requer em áreas menos resistências que hidrelétricas que podem ser instaladas em regiões áridas, no entanto, ainda é necessário aumentar a eficiência e baratear o custo da implantação de usinas fotovoltaicas.

As células fotovoltaicas tem um componente principal que é o silício ele exige mineração que sempre impacto solo e água subterrânea. A sílica cristalina é cancerígena, portanto os trabalhadores precisam ter excelentes condições ocupacionais para que problemas sejam evitados.

Além disso, é fundamental que painéis fotovoltaicos e outras peças do sistema de extração solar recebam destinação correta já que apresentam potenciais de toxicidade sem contar que a reciclagem ainda não atingiu níveis satisfatórios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here